BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Set priority
Show messages by
This Post:
00
79771.11 in reply to 79771.10
Date: 03/25/2009 10:05:31
Overall Posts Rated:
115115
Voltaremos em breve a este nosso espaço, com as palavras de Tiago Reis, Treinador da equipa Parte Tabelas, da Liga Nacional.
Tiago Reis tem nas suas fileiras os bases José Chumbo e João Noronha, dois dos mais antigos internacionais portugueses.

This Post:
00
79771.12 in reply to 79771.11
Date: 03/25/2009 10:53:17
Overall Posts Rated:
00
1. Na época 3 a Selecção Nacional dava os primeiros passos e no seu jogo de estreia José Chumbo foi um dos jogadores utilizados. Na altura foi uma surpresa?

Foi uma grande surpresa…Se não estou em erro o seleccionador na altura era o Tugas, e eu tinha acabado de chegar ao BB, n conhecia os jogadores nem o jogo em si. Uma das primeiras coisas que fiz para conseguir dinheiro foi por o Chumbo a venda…3 dias depois um amigo meu reparou q ele estava convocado para a selecção e depois tive q tar online no momento da saída dele e cada vez q alguém oferecia eu oferecia por cima. Como ainda n havia comissões para os empresários n foi difícil segura-lo.


2. Tens dois dos mais antigos internacionais portugueses, José Chumbo e João Noronha. Esperavas que tantas épocas depois os dois continuassem na Selecção?

Sinceramente e não me querendo gabar por eles até pq foi uma sorte saírem me os 2 logo na equipa inicial, são dos jogadores mais completos q já vi. Sabia que enquanto os evoluísse eles provavelmente teriam um lugar la guardado.


3. João Noronha, que se estreou no terceiro jogo da Selecção AA, foi considerado na recente entrevista dada pelo nosso Seleccionador (GM-damena), um dos jogadores mais importantes em todo este trajecto da Selecção. Que comentário te merece a afirmação do nosso Seleccionador?


Tanto o Noronha como o Chumbo pode-se dizer q têm um “ Dedinho do Damena”, nem sempre os tenho evoluído, mas qdo evoluo normalmente aconselho me com ele. O Noronha é um grande jogador, mto importante em qualquer equipa…mas no caso da seleccao n é o único .Tem lá grandes companheiros de longa data e todos eles deram igualmente o seu contributo.



This Post:
00
79771.13 in reply to 79771.11
Date: 03/25/2009 10:55:35
Overall Posts Rated:
00
4. Pensas que será possível manter ambos na Selecção muito mais tempo, ou a nova vaga de jogadores nacionais os ultrapassarão em breve nas escolhas dos seleccionadores?

Sinceramente axo que mante-los as próximas épocas depende também da forma como eu os evoluir. Ambos são mto completos e isso traz lhes grande vantagem mas não são insubstituíveis. Há já grandes substitutos para o lugar deles e neste momento já nem são considerados titularissimos. É algo q depende de varias coisas e sinceramente so o tempo o dirá.


5. Ao longo de todo este trajecto de treino, em algum momento tiveste de sacrificar o aumento de qualidade do resto da equipa, para privilegiar o desenvolvimento da tua dupla de bases?


Ao longo deste trajecto todo de treino já aconteceu de tudo. Já sacrifiquei a equipa por eles e já os sacrifiquei a eles pela equipa. No inicio e com a motivacao inicial da seleccao sacrificava mais a equipa e privilegiava-os a eles. Hoje em dia por vários motivos se calhar acontece mais o contrario. Erro ou não é o q está mais a acontecer.

6. Ao longo destas épocas como qualificas o contributo de ambos para o sucesso da tua equipa?


Lendário:D


This Post:
00
79771.14 in reply to 79771.11
Date: 03/25/2009 11:00:34
Overall Posts Rated:
00
7. Tem sido um estímulo extra para jogares BB contribuíres com dois jogadores para os sucessos da Selecção Portuguesa?

Mais no inicio do que agora, mas óbvio que sim. É um grande orgulho te los lá, e clicar “ao vivo” nos jogos da selecção e ver a prestação deles.


8. Chumbo e Noronha pertencem ao Quadro de Honra da tua equipa, juntamente com outro teu ex-jogador e também
ex-internacional português António Chaves. Ao contrário deste último, Chumbo e Noronha serão para manter, ou também poderão sair no futuro?


A estratégia q eu tenho tomado tem sido para os manter. Nas ultimas 2 epocas e com medo de não conseguir aguentar os ordenados deles tenho os treinado talvez 30% do treino real q eles poderiam ter. As vezes tenho pena, mas a minha situação económica de momento não me permite treina los sempre, e os ordenados sobem mto mais rápido anualmente do que as receitas. Para não os vender tenho q treinar outros jogadores que possa vender para reforçar as outras posições, e o mercado não anda nada saudável como todos sabemos.


9. Há algum segredo para teres tido tantos jogadores na Selecção Nacional?


Sinceramente o segredo foi clicar em registar no BB no momento em que o fiz :D. Não tenho nenhum mérito no facto de tê- los aos 2 na equipa, foi mmo sorte.


10. Queres deixar uma mensagem a quem agora começa a treinar um jovem português com vista a chegar às Selecções Nacionais?


Apostem fortemente neles. O Damena está a fazer um excelente trabalho tanto na parte táctica como na parte da motivação dos novos treinadores que futuramente irão ter os seus jogadores na selecção. Hoje a concorrência é mais forte e por isso o treino tem que ser mto intenso. Tem que haver persistência pq sinceramente considero a seleccao portuguesa uma excelente selecção com mto potencial e gostaria de a ver ocupar um lugar no pódio (1º de preferência) ainda no decorrer do mandato deste nosso seleccionador.





This Post:
00
79771.15 in reply to 79771.14
Date: 03/25/2009 11:22:54
Overall Posts Rated:
115115
Obrigado ao Tiago pela sua colaboração.
De referir ainda, que esta entevista tal como as outras, estará em breve disponível no site das Selecções.

This Post:
00
79771.16 in reply to 79771.15
Date: 03/29/2009 11:23:24
Overall Posts Rated:
115115
Desta feita trazemos até à comunidade portuguesa de BB o líder dos Sub-21, Martinêz.
Depois de 3 jogos vitoriosos é hora do primeiro balanço e de perspectivar os próximos tempos.
Aqui fica o aperitivo:

1. Três jogos, três vitórias! Qual o balanço destas primeiras semanas no cargo?

Martinêz - Penso que o balanço é positivo. No que aos resultados diz respeito fizemos o que se esperava de nós, pelo que não embandeiramos em arco. Modéstia à parte, penso que a parte mais positiva do nosso ainda curto mandato tem sido o trabalho de bastidores. Toda a equipa técnica tem feito um trabalho fantástico no que diz respeito à organização das nossas selecções, principalmente na área do recrutamento. Uma coisa podemos já garantir, quem vier a seguir terá acesso a uma base de dados de jogadores completíssima e muitos deles com treino garantido desde os seus tenros 18 anos.

...

6. Satisfeito com a matéria-prima ao teu dispor neste momento?

Martinêz - Em termos relativos sim, porque eu sabia que a média geral nos outros países não andava distante da nossa. Em termos absolutos, confesso que esperava pior. Temos uma geração de miúdos que estão prestes a tornar-se homens. Estamos a viver a fase “Transformers”.
No início todos sabíamos qual o nosso ponto fraco e qual o ponto forte, mesmo sem o Silves. Temo-nos deparado com uma imensidão de putos de 20 anos que nos garantem que o nosso problema estará resolvido muito em breve. Os treinadores perceberam que era preciso formar jogadores com mais defesa e mais passe. Os monstrinhos também estão muito bons e todas as semanas aparece mais um jogador caído do céu via TL ou por BB Mail.
Como já tive oportunidade de mencionar nas conferências, o maior problema da próxima geração será a escassez de extremos de 20 anos com qualidade para jogar ao nível que queremos. A próxima época será dura nesse aspecto, estamos a tentar minorizar a situação com os jovens de 18 e 19 anos mas para o ano teremos um problema.

...

10. As primeiras escolhas levaram a que algumas vozes se levantassem pelo facto de alguns jogadores de qualidade elevada não terem sido logo convocados. Queres deixar uma mensagem a esses treinadores e também aos outros que desejam ver o seu jogador entre os convocados?

Martinêz - Por acaso até estava à espera de que se elevassem mais, sinceramente. Pessoalmente só me questionaram uma vez, não tenho conhecimento de mais. Estamos aqui para falar com as pessoas por isso, não é problema, até é bom que falemos.
A mensagem é simples, se o teu jogador não está em forma, então um jogador com 2 ou 3 sub-níveis inferiores ao teu mas que esteja em forma, vai jogar melhor do que o teu. Mais, o teu jogador não joga na selecção mas também só vai jogar metade daquilo que poderia jogar na tua equipa. O mesmo é válido para o treino. Se não o vais treinar, então daqui a umas semanas vais ser ultrapassado.
Repara, a Espanha ao fim de 3 jogos só tem 9 convocados e um deles está lá porque houve 1 lesionado. A forma e o DMI têm um papel neste jogo que vai muito para além daquilo que todos pensam. Nós ainda não percebemos tudo, mas estamos no bom caminho. Não podemos convocar gajos pelas skills sem saber que tipo de utilização iriam ter nas suas equipas.
Finalmente, temos de pesar o facto de não podermos desconvocar jogadores, pelo que tivemos de rentabilizar a convocatória em face das tácticas que iríamos usar nas primeiras semanas. Ou seja, um dia destes mudamos de tácticas e vamos precisar de gente nova. Essa é a vantagem de termos uma shortlist com acompanhamento semanal e jogadores a ser bem treinados.
Obrigado pela oportunidade e parabéns pelo teu trabalho e tempo dispensado à CAUSA.


O resto da entrevista podem ler no site das Selecções, aqui:
http://bbportugal.comuf.com/1_20_Martin-z.html

Obrigado ao Martinêz pela disponibilidade.

Last edited by Ziad Mbouh at 03/29/2009 11:25:42

This Post:
00
79771.17 in reply to 79771.16
Date: 03/29/2009 11:28:22
Overall Posts Rated:
344344
O plantel Sub-21 também já foi carregado.

Em brve teremos as estatísticas de todos os jogos da selecção, todos os recordes, todos os internacionais. Com calma, chegamos lá.

This Post:
00
79771.18 in reply to 79771.17
Date: 04/07/2009 07:13:19
Overall Posts Rated:
115115
Voltaremos em breve a este espaço com o testemunho de PGodinho7, treinador da equipa Ultra Nuggets da Liga Nacional, que nos falará sobre o seu poste internacional António Silves. Este internacional português é só um dos jogadores de maior potencial do BB.

Depois disso daremos voz a hugoarte, treinador de Daniel Delgado, internacional Sub-21 português, nos Oporto-Celtics.

Last edited by Ziad Mbouh at 04/07/2009 07:13:41

Message deleted
This Post:
00
79771.20 in reply to 79771.19
Date: 04/07/2009 18:56:28
Overall Posts Rated:
5252
1. O António Silves foi escolhido pela tua equipa no draft da temporada 4. Pelas informações que tinhas dos scouts já esperavas que te saísse um jogador de elevada qualidade ou foi um daqueles tiros no escuro?

Naquela altura as informações eram menos do que agora,apenas me lembro de que o Silves era jogador com 5 estrelas de avaliação,logo teria de ser um bom jogador no mínimo,mas como era o melhor, segundo as poucas informações que eu tinha,coloquei-o como 1ª escolha,o resto foi como dizes "um tiro no escuro" por isso em relação á pergunta diria que foi um pouco de ambas,com alguma sorte á mistura diga-se...porque eu consegui realmente ficar com aquele que seria a minha escolha principal. devo dizer tbem que na altura ainda não sabiamos bem qual seria a influençia do potencial em termos de evolução do jogador,afinal era a introdução de uma nova skill.

...

2. Já treinavas postes,ou tiveste que adequar o foco do treino da equipa,para se ajustar ao desenvolvimento deste jogador?

Já,aliás quase desde que entrei no Buzzer que treino jogadores de foco interior,logo tendo um Poste com a melhor avaliação dos scouts,juntou-se o útil ao agradável.

...

3. O Silves tem características únicas - potencial de "Melhor Jogador de Sempre" e 2,21 de altura.Achas que se pode transformar num dos melhores jogadores de todo o BB?

Se eu treinasse sempre só 1 posição (poste) o Silves já seria um dos melhores do BB,a questão é que tbem teria um dos maiores ordenados do BB e é sempre um perigo para um jogador caso uma equipa não consiga suportar os seus ordenados,imagina que a certa altura eu teria de vender o Silves... se ele fosse parar a uma equipa de jogo e treino exterior,isso seria o fim da sua evolução enquanto Poste,pois nunca mais seria treinado devidamente.
Dou o exemplo ao contrário,na minha equipa: comprei um base internacional russo que era um jogador incrivél e fantástico na altura, e hoje pergunto-me o qto melhor jogador seria ele caso eu o treinasse,mas a compra que eu fiz arrumou-lhe com o treino e hoje o rapaz só treina qdo corre á volta do pavilhão ou em frente da tabela nos LL.
Já pensas-te que isso poderia aconteçer ao Silves... seria mto mau.
Mas se ele continuar a evoluir da maneira que tem estado...não sei onde poderá chegar...mas os melhores do mundo não seram assim tão muito melhores que ele :)

...

4. Neste momento o Silves é o jogador mais novo e de maior potencial da nossa Selecção AA.Pensas que se tornará numa referência nos próximos anos ?

Penso que sim,até porque vou continuar a treina-lo,e mesmo para saber o quanto é importante e até onde atinge o limite de potencial na sua evolução,claro que já temos algumas referênçias que se deve dar tbem mto valor ,tal como o Alvim ou o Pessa entre outros,mas sem ter a certeza absoluta penso que o Silves já é o melhor Poste Português.

...

5. Qual a importânçia que dás á presença de um jogador teu e desenvolvido por ti,na Selecção Nacional ?

Toda ,aqui sim esse facto mexeu um pouco com a minha estratégia no jogo,não faria sentido para mim,deixar de treinar Postes ou EP tendo um jogador com o potencial do Silves,logo estou "condenado" a evoluir as suas capacidades ao máximo que consiga e tentar mantê-lo na equipa o maior tempo possivél para que ele possa evoluir ainda mais e ajudar Portugal a vencer os desafios,caso no futuro já não consiga suportar o seu ordenado e manter a qualidade da equipa,então espero ter que o vender numa altura em que ele já esteja completamente "espremido" e penso que aí sim já ele terá ajudado e mto a nossa Selecção.

...

6. Disputas a Liga Nacional,onde a competitividade é maior. É difícil conciliar o desenvolvimento de um jovem jogador sem prejudicar os resultados da equipa ?

Penso que não é difiçil,tudo passa por tentar equilibrar o plantel de modo a que se possa fazer alternar os melhores jogadores com os mais novos sem perder mto a qualidade de jogo.

...

Last edited by PGodinho7 at 04/08/2009 07:02:00

This Post:
00
79771.21 in reply to 79771.20
Date: 04/08/2009 06:58:44
Overall Posts Rated:
5252
7. O enorme potencial de António Silves faz com que ainda tenha bastante margem de progressão.Pensas levá-lo até ao limite em termos de treino,ou por uma questão de controlo de ordenado não irás explorar todo o seu potencial?

Sim,penso levá-lo até ao limite,sei que o ordenado dele na próxima época irá disparar,mas a ideia é mantê-lo na equipa até pelo menos aos 24/25 anos idade em que o ordenado terá forçosamente de parar de aumentar pois o treino já não é mto assimilado (penso eu ) aqui ainda á poucas certezas com este potencial,mas gostaria imenso de não ter de precisar de vender o Silves,se conseguir vou mantê-lo até ...retirar do clube o seu número :)

...

8. Nem pensar vender um jogador destes,ou por motivos estratégicos podes ponderar abrir mão dele?

Quando se têm um jogador deste nivél e de selecção a estratégia passa mesmo é por segura-lo o maior tempo possivél ,pois com certeza ele ajudará a conseguir muitas vitórias e até títulos... espero eu um dia :P ,pelo menos sabes que tens qualidade ao mais alto nivél,por isso para já esqueçe lá isso de vender o Silves.

...

9. Queres deixar uma mensagem a quem começa agora a treinar um jovem jogador português?

Claro,penso que neste jogo além do aliciante que é lutarmos pelas vitórias,é sempre uma satisfação enorme ver o teu trabalho valorizado com a chamada á selecção de um jogador que formaste,por isso deixo aqui um incentivo enorme a todos os treinadores que apostem nos jogadores que vêm do draft ,infelizmente não nos calham as melhores promessas,mas isso faz parte do jogo,por exemplo ,o meu draft pós Silves ,até agora tem sido uma miséria,mas nada melhor do que se apareçer uma grande promessa para treinar,além de poupares dinheiro ainda "corres o risco" de ver um teu jogador a representar com orgulho o nosso Portugal,e digo-vos que não á nada como isso.

...

espero que tenham gostado da entrevista e espero também cá voltar um dia mais tarde,quem sabe se é este ano que o são draft será outravez meu amigo e me sairá outro... Silves :)

isso já era fruta a mais :P

Bons jogos a todos e divirtam-se tal como eu a jogar BB,porque no fundo é isso que importa ;)


Last edited by PGodinho7 at 04/08/2009 15:30:37

Advertisement