BuzzerBeater Forums

BB Brasil > SELEÇÃO U-21

SELEÇÃO U-21

Set priority
Show messages by
This Post:
22
277728.274 in reply to 277728.273
Date: 01/14/2022 15:42:46
Overall Posts Rated:
103103
HABILIDADES DE UM JOGADOR IDEAL - SUB21

Salve!

Aqui, vou trazer o que esperamos de um jogador assim que ele termina os 20 anos e está pronto pra entrar na sua última temporada de treino e em alto nível pra sub21.

Tenho mais de 12 clubes que eu ajudo a treinar jogadores, financeiramente e estrutura. Entretanto, tem muitos outros que eu apenas sou atualizado dos treinos que eles fazem independente. Então, para reduzir ainda mais o ruído do "meu jogador é muito bom mas não é convocado", vou colocar aqui o que é ideal - pensando em nível de alta competitividade que queremos ter na sub21 para voltar a brigar por títulos.

Primeiramente, se você pode ter uma estrutura boa para treino, tenha. Caso contrário, um treinador avançado (4) e um de jovens (5) para as duas primeiras temporadas já serve. Mas se, possível, ter a melhoria do Ginásio no 3º nível também ajuda demais! Se só puder ter o treinador nível 4 também, ótimo! Venha pra guerra também, toda ajuda é bem vinda!

Atualmente, eu gosto de trabalhar com 4 posições: AP, AA, AF e PIV. Os ALAs geralmente são formados nos clubes que estão treinando para a seleção principal (NT) onde o treino acaba encaixando-o aos 21 anos como ALA, fora os que treinam no "método Chinês" de 1x1 por muito tempo..

Sempre considerem que as condições abaixo são para o início dos 21 anos, ou seja, no início da temporada que ele ficam com 21 pra poderem iniciar competitivos

Resistência o ideal é pelo menos 4

AP - ARMADOR PRINCIPAL
São os que vão iniciar e comandar os ataques e os primeiros a defender. Neles eu vou precisar no mínimo:
Passe: 14
Defesa de Perímetro: 14
Distância Arremesso: 10
Controle de Bola e Infiltração: 2 níveis a menos que estiver o Passe, no caso, 12.
TSP: 85
Potencial Mínimo: Estrela
Treino sugerido: aos 18 passe; aos 19 pressão; aos 20 distância; aos 21 livre para acertar skills
Com a estrutura ideal, você consegue chegar nesse nível com um jogador que vem do draft com:
Passe: 7
Defesa: 7
Distância: 5
CB e Inf: 6

AA - ARMADOR ARREMESSADOR
São os peritos em arremessos e ataques, também apoiam as defesas.
Arremesso: 14
Defesa de Perímetro: 14
Distância Arremesso: 10
Controle de Bola e Infiltração: 2 níveis a menos que estiver o Arremesso, no caso, 12.
TSP: 85
Potencial Mínimo: All Star
Treino sugerido: aos 18 arremesso; aos 19 pressão; aos 20 distância; aos 21 livre para acertar skills
Com a estrutura ideal, você consegue chegar nesse nível com um jogador que vem do draft com:
Arremesso: 7
Defesa: 7
Distância: 5
CB e Inf: 6

AF - ALA DE FORÇA
São os quebradores de tabelas, foco em ataque total.
Ataque Garrafão: 14
Rebote: 14
Arremesso: 10
Controle de Bola e Infiltração: 10
TSP: 85
Potencial Mínimo: All Star
Treino sugerido: aos 18 ataque garrafão; aos 19 rebote; aos 20 1x1 Alas; aos 21 livre para acertar skills
Com a estrutura ideal, você consegue chegar nesse nível com um jogador que vem do draft com:
Ata. Garrafão: 7
Rebote: 7
Arremesso: 5
CB e Inf: 4

PIV - PIVÔ
São os donos do garrafão, foco em defesa total.
Defesa Garrafão: 14
Toco: 12
Rebote: 12
TSP: 85
Potencial Mínimo: Super Estrela
Treino sugerido: aos 18 toco; aos 19 defesa garrafão; aos 20 rebote; aos 21 livre para acertar skills
Com a estrutura ideal, você consegue chegar nesse nível com um jogador que vem do draft com:
Toco: 5
Def. Garrafão: 5
Rebote: 5

GARRAFÃO - AF/PIV
Treino alternativo:
Ataque Garrafão: 14
Defesa Garrafão: 14
Rebote: 14
Arremesso: 10
TSP: 85
Potencial Mínimo: Super Estrela
Treino sugerido: aos 18 ataque garrafão; aos 19 defesa garrafão; aos 20 rebote; aos 21 livre para acertar skills
Com a estrutura ideal, você consegue chegar nesse nível com um jogador que vem do draft com:
Ata. Garrafão: 7
Def. Garrafão: 5
Rebote: 7
Arremesso: 7

This Post:
11
277728.275 in reply to 277728.274
Date: 01/14/2022 16:24:22
Overall Posts Rated:
103103
Esses são espelhos que geralmente uso para saber o nível do jogador. Defino essas 4 posições pois me dá versatilidade para trabalhar com o elenco para cada jogo conforme as condições do adversário. Entendam, também, que essas posições que coloquei são apenas para referência e não necessariamente a posição que vão jogar.

Um exemplo: se vou enfrentar um país que tem força o ataque no garrafão, vou colocar como titulares em AF e PIV dois jogadores que foram treinados como PIV e, no banco, coloco dois jogadores treinados como AF. Assim, quando os titulares ais parrudos deles estiverem em quadra, nossas defesas serão mais eficientes. Quando os bancos entrarem, tentaremos fazer mais investidas.

Os treinos sugeridos são para dar base para os que não entendem muito.

Outro fator, controle de bola e infiltração também são upados nos treinos de Passe, Defesa Perímetro, Distância e Arremesso e não somente no 1x1. Por isso que para AP e AA são exigidos essas skills mesmo não tendo o treino específico nas sugestões.


Nos clubes que ajudo a treinar - inclusive no meu - eu uso 2 formas de treino que se coincidem e otimizam o prazo:

Estilo 1 - Favorece mais Perímetro
A idade vai permanecer à esquerda para terem referência

Iniciando com AP
18 Passe
19 Pressão
20 Distância
21 Passe, Pressão, 1x1
22/18 Arremesso AP treina junto com o início do treino de 18 de AA. última temporada de treino do AP
23/19 Pressão
24/20 Distância
25/21/18 1x1 Alas, Arremesso AA treina junto com o início do treino de 18 de AF. Última do AA
26/22/19 Ataque Garrafão
27/23/20 Ataque Garrafão
28/24/21/18 Rebote AF treina junto com o início do treino de 18 de PIV. Última do AF
29/25/22/19 Toco
30/26/23/20 Defesa Garrafão
31/27/24/21 Defesa Perímetro e Garrafão, Toco, outro Fim do ciclo de treino

Assim que acabar o ciclo de treino, já inicia a renovação, pois o primeiro AP treinado vai estar com 32 anos, já para se aposentar. Enquanto o AA com 28, AF com 25 e o PIV com 22.
Aí quando o AP tiver com 34 anos e iniciar a dropagem por conta da idade, o novo AP que estará com 20 já está minimamente pronto pra poder assumir o posto assim que possível - seja em caso de venda pra fazer uma graninha ou de muitos drops e aposentadoria mesmo.

Montei esse esquema para conciliar o último ano de treino de um jogador com treino de 2 posições (Arremesso, 1x1 ou Rebote) que também cairia bem no início do treino da próxima posição. Assim se ganha 1 temporada de vantagem em cada troca de treino. No total são 3 temporadas de antecipação na conclusão de treino de todas as posições para montar o elenco completo. Dessa forma, o time não fica desfalcado com um jogador dropando muito enquanto o substituto está engatinhando ainda.

E O ALA?

Nesse esquema de treinos completos, focando no clube e para sub21, dá pra se treinar 3 jogadores. 2 deles, são focados em serem, neste exemplo do treino acima, AP. O 3º vai ter o potencial um pouco mais elevado e vai continuar os treinos como AA e AF. Nesta caso, claro, o Ala ficaria com skills mais ofensivas e de foco no perímetro.

O outro estilo é treinado ao contrário, de baixo pra cima, iniciando pelo PIV, depois AF, AA e AP. Neste, o garrafão é mais valorizado e o ALA fica mais focado no garrafão e defensivo.


LEMBRANDO

Esse é o que uso para treinar no meu time e nos que eu ajudo a treinar. Não é a verdade absoluta, é um estilo que deu muito certo pra mim e pros meus pupilos. Muito mais barato e muito mais na sua mão. Dá pra ser competitivo, sim! Dá pra chegar na LN e se manter competitivo enquanto treina? Vai depender muito de como está o seu elenco, mas talvez não. Comecei a treinar nesse estilo na temporada 41, infelizmente ainda estava validando e não era esse racional que está aí posto. Cheguei na final da Copa e na final da liga na II. Talvez precise sim de pequenas contratações pontuais ao final

This Post:
00
277728.276 in reply to 277728.275
Date: 01/16/2022 21:38:51
Emma BC
II.4
Overall Posts Rated:
1212
Second Team:
Emma BC II
Tudo bem?
Gostaria de fazer uma pergunta.
Não tenho certeza da velocidade de evolução de jogadores com técnicos acima do nível 6/ jovens nível 6. Dito isso, não duvidando das habilidades e da competência dos treinadores, como era possível um jogador de 18 anos ter sido titular na seleção na temporada passada? Há algum truque? Porque imagino que a média de evoluções por temporada em habilidades únicas seja, com otimismo, de 2-3 semanas sempre.. 6-7 evoluções por temporada, apenas treinar passe ou defesa por uma temporada já transforma um jogador em titular? Agradeço a atenção

This Post:
00
277728.277 in reply to 277728.276
Date: 01/17/2022 07:38:54
Overall Posts Rated:
103103
Salve!

Respondendo não só a você como outros que possam ter tido essa dúvida, o jogador de 18 anos não era titular e jogou de 2 a 3 minutos na temporada inteira.

Ele é um jogador que veio muito acima da média no draft e o treinamento veio muito excelente deixando-o em equilíbrio de força geral (TSP) contra países de menor expressão. Mas mesmo assim, ele não foi utilizado como titular em nenhum caso nos jogos oficiais. Além do mais, a forma dele sempre ficava no 9 e quando era escalado, ficava como reserva do banco.

Me estranha você dizer que com tudo isso de técnico demore tanto para upar.. você está treinando só uma posição? Por exemplo, quando você escolhe Passe, só pode selecionar a posição AP para o treino. Outros treinos que, assim quando você o escolhe, aparece só treino para 1 posição, tem que treinar só essa posição.

Isso porque nesses treinos a carga de 100% só acontece treinando uma posição. Por mais que no jogo não mostre, quando você escolhe Passe e depois seleciona para treinar AP/AA, você recebe 90% do treino, e isso reduz a velocidade de evolução dos seus jogadores. Você só pode treinar duas posições nos treinos de Arremesso, Rebote e 1x1.

Nos times que ajudo a treinar, com treinador nível 4, o de jovens nível 5 e com a estrutura do ginásio melhorado a nível 3, os jogadores chegam a das 10 evoluções durante a temporada, praticamente uma por semana - sem considerar os treinos na semana do All Star Game (ASG) e nas play-offs. Com níveis 6 pra cada treinador, mesmo que não tenha a estrutura do ginásio, devia ficar mais ou menos no mesmo patamar.
Esse próprio jogador de 18 anos, agora com 19, subiu 14 vezes na temporada passada, só com essa estrutura que mencionei - isso porque as duas últimas semanas ele treinou resistência, se não, teria subido mais 2 aí.

6-7 evoluções por temporada só se você tivesse um treinador nível 4 e mais nada...
Espero ter esclarecido!

E aí? Quer fazer parte desse projeto e começar a dar um belo upgrade nos seus treinos?

This Post:
00
277728.278 in reply to 277728.277
Date: 01/17/2022 08:26:14
Emma BC
II.4
Overall Posts Rated:
1212
Second Team:
Emma BC II
Ótimo esclarecimento, agradeço.
Eu treinei apenas 1 contra 1 Alas e somente agora vou ir para uma posição apenas treinando pressão, mantive esse treino devido a algumas análises que vi nos fóruns internacionais, são meus primeiros treinaveis, não acho que estão no nível para ir a seleção mas quem sabe no futuro

This Post:
00
277728.279 in reply to 277728.278
Date: 01/17/2022 09:35:41
Overall Posts Rated:
103103
Eu peço apenas um pouco de cuidado ao ver esses estudos internacionais. Lá fora eles possuem muito mais quantidade de jogadores, dinheiro disponível e estrutura... A realidade por aqui é um pouco diferente.

Como citei, 1x1 eleva Controle de Bola e Infiltração na essência que são skills que outros treinos também dão. Sem falar que é um treino mais "fácil" de upar do que todos os outros, por isso, eu recomendo esse treino aos 21 ou 22 anos (isso quando é preciso fazer, porque em muitos casos, nos treinos normais, eles já chegam nos níveis desejados), deixando as primeiras temporadas para formar o jogador na posição desejada, pois, quanto mais novo o jogador é, mais rápido ele vai upar e gastar esse boost com treino 1x1 acaba atrasando a formação do atleta.

E, ainda assim, você acabou de comprovar que esse método te deu quase metade das evoluções numa temporada do que estamos conseguindo aqui, mesmo você fazendo um treino mais "fácil".

Esses jogadores que treinam nesse método normal brasileiro chegam no início dos 21 anos bem formados e com TSP na casa dos 90 pra cima, terminando a temporada de 21 anos acima dos 100 tranquilamente - mesmo sendo um potencial all star.

Com esses jogadores de potencial menor, que não vão chegar no nível maior que esse ou almejar uma Seleção Principal - ou seja, com potencial Super Estrela para baixo - todo pop up dado no lugar errado é ruim tanto pro seu time quanto pra Sub21, por que, lembra, quanto mais novo, mais rápido vai upar, logo, quanto mais velho mais lento também..


Vou te trazer um exemplo que acontece na prática, usando a base do AP.
Se eu treinar a 1ª temporada aos 18 anos 1x1, depois Passe e na de 20 anos Pressão, o jogador vai ter aí:
14 de passe
12 de defesa perímetro
14 de CB
14 de infiltração
Faltando, assim, uma skill pra se tornar um AP minimamente de alto nível pra Sub21. Esse nível, hoje, nós já temos.

Enquanto isso, os APs dos adversários de alto nível chega aos 21 anos com distância de arremesso e até mesmo arremesso alto e defesa de perímetro mais alta também, mesmo com CB e infiltração um pouco menores que treinarão ao longo dos 21 anos.

Competitivamente falando, eles tem muito mais elenco e jogadores mais completos que a gente.

E aí, pra potenciais mais baixos como estrela, all star e eterno all star, chegar aos 21 anos com TSP alto e ainda faltando treino pra ficar completo, as evoluções ficam ainda mais vagarosas, porque o espaço que ele tinha pra crescer em distância e arremesso ele foi trocado por CB e Infiltração.

Ou seja, inclusive pro seu time, você fica com um jogador incompleto e também vai perder competitividade.

Por isso, apenas reforço, cuidado com o que se lê fora de casa. Claro, quer fazer os testes você mesmo, fique a vontade! E se por alguma coisa algo der errado, por favor, não desanime e procure a gente da comunidade pra se reerguer!

From: GM-Hanks

To: Emma
This Post:
00
277728.280 in reply to 277728.278
Date: 01/17/2022 15:02:32
Buffalo Braves
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
9898
Second Team:
Idaho State
Apenas complementando...

Existem diferentes abordagens sobre como treinar um jogador no BB. Alguns consideram que é melhor vc dedicar as primeiras temporadas para treinar as skills secundárias de um jogador (como habilidades de garrafáo para jogadores de perímetro e vice-versa) para então treinar as skills primárias e torná-lo um jogador mais completo. Fica difícil vc começar focando nas habilidades principais do jogador para depois voltar às habilidades secundárias. A evolução das secundárias serão muito menores.

Outra abordagem seria o treino de um jogador focado na sub-21, que não tem potencial para atingir a seleção principal. Por exemplo, um pivô com potencial abaixo de super estrela, com boa altura, seria treinado apenas em suas habilidades de garrafão, para ser o mais dominante possível na sub-21.

Não vi seu jogador, mas apenas o fato de começar pelo treino de 1v1 alas não está de todo errado. Eu mesmo fiz esse mesmo treino com meu jogador (tinha 18 anos), até ele atingir INF 16 e CB 14, para então treinar outras habilidades. Chegou na sub-21 do mesmo jeito. O mais importante é seguir treinando e pegando dicas, sempre procurando jogar os 48+ minutos semanais.

Last edited by GM-Hanks at 01/17/2022 15:02:52

Jogue Limpo.
This Post:
00
277728.281 in reply to 277728.279
Date: 01/17/2022 21:22:23
Emma BC
II.4
Overall Posts Rated:
1212
Second Team:
Emma BC II
Só esclarecendo que eu tive essas evoluções em cada habilidade treinada "principal", com exceção do arremesso e ataque garrafão.
Levando em consideração que não tenho a infra que permite o tal Cross training.
Ao todo eu tive 7 evoluções em infiltração, 7 em controle de bola, 4 ou 5 em arremesso e 3 em ataque garrafão com treinador 6 e assistente júnior lá 6 também
Mas infelizmente eu perdi as duas primeiras semanas após o draft pq não tinha entendido como treinar então treinou resistência as duas primeiras semanas

Editado: foi mais ou menos isso de evoluções

Last edited by Emma at 01/17/2022 21:28:25

From: Emma

This Post:
00
277728.282 in reply to 277728.280
Date: 01/17/2022 21:27:13
Emma BC
II.4
Overall Posts Rated:
1212
Second Team:
Emma BC II
Um tem tsp 70 e outro 73
Gostaria de focar eles para a seleção, o modo de competição ainda não me atraiu muito então gostaria de ficar treinando jogadores para a seleção mesmo, preciso entender mais.

This Post:
00
277728.283 in reply to 277728.279
Date: 01/17/2022 21:29:55
Emma BC
II.4
Overall Posts Rated:
1212
Second Team:
Emma BC II
Agradeço a ajuda

From: cataplasma

To: Emma
This Post:
00
277728.284 in reply to 277728.283
Date: 01/18/2022 09:25:18
Sindicato S.A.
III.7
Overall Posts Rated:
103103
Eu já fiquei bem perdido nessa história... lendo no fórum e recebendo mensagens trazendo abordagens bastante diferentes de como se deve treinar os jogadores.

A não existência do consenso pode indicar uma qualidade do jogo... não haver uma fórmula única de treinar e de jogar faz o BB mais interessante, abre muitas possibilidades.

Por outro lado, essa discussão é necessária e qualquer contribuição dos veteranos é bem vinda. Mesmo que não se construa um consenso, a troca de ideias acaba esclarecendo muita coisa.

Depois de um tempo, comecei a ter a impressão de que em boa parte das considerações feitas grande debate (principalmente entre o Ronaldo e alguns outros treinadores), as pessoas estão falando de coisas diferentes. Uns estão falando de como seria melhor treinar um jogador para seleção principal ou, pelo menos, para ser o melhor possível para o time quando completar a formação (ou ainda... chegar mais rapidamente ao TSP = 150), enquanto outro está falando mais sobre a melhor maneira de treinar jogadores PARA A SUB 21.

Aí, por conta de "algumas veemências" nas defesas de uns e de outros, os assuntos acabam se misturando aos olhos de um leitor menos conhecedor do jogo.

Por exemplo, o Ronaldo, em uma troca de mensagens de uns tempos atrás, disse que meu jogador Esio Grau, já "estava estragado", que eu tinha treinado ele tudo errado. Pô, quase coloquei o cara no mercado por um preço qualquer!

Ele realmente não está com as habilidades do jeito que o Ronaldo pediu para a SUB 21. Mas talvez ele ainda possa ser um bom jogador... "estragado" foi um pouco forte... ele quase largou o basquete e foi arranjar emprego em um restaurante. kkk

O Ésio chegou aos 21 anos já com TSP = 100, no início da temporada.

Ésio "Mil" Grau
Armador Principal
Salário semanal: $ 17 249
Papel: jogador de rotação

Idade: 21
Altura: 6'3" / 190 cm
Potencial: Para o Hall da Fama

Forma: respeitável
Arremesso: sensacional Distância de Arr.: impressionante
Def. Perímetro: extraordinário Controle de Bola: maravilhoso
Infiltração: maravilhoso Passe: comum
Ataque Garrafão: admirável Def. Garrafão: respeitável
Rebote: respeitável Toco: comum
Resistência: respeitável Lance Livre: forte
Experiência: tenebroso TSP: 100 (70 + 30)

Nunca foi convocado para sub-21. Mas não está realmente "estragado", né? Ou está??
Nessa temporada, ele deve treinar alguma habilidade principal.

Advertisement