BuzzerBeater Forums

Brasil - Liga Nacional > Temporada 72

Temporada 72

Set priority
Show messages by
This Post:
22
331426.1
Date: 4/29/2026 12:37:46 PM
Bombeiros Firefighters™
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
1212
Buenas!!!
Que fique eternamente registrado que estivena LN nessa temporada!!KKK
boa sorte a todos!

From: EmBR

This Post:
11
331426.2 in reply to 331426.1
Date: 4/30/2026 6:29:16 PM
Okinawa B.C.
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
2525
Second Team:
Jerusalem Basquete
Parabens amigo.
Se for o mesmo dono, lembro de você de antigamente tambem. Que seja uma temporada de muitas vitórias para você.

This Post:
11
331426.3 in reply to 331426.2
Date: 4/30/2026 6:32:46 PM
Okinawa B.C.
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
2525
Second Team:
Jerusalem Basquete
Temporada aqui será de juntar dinheiro pra adquirir uns bons novos treiners em duas temporadas. Pela movimentação de mercado, geral chegou e voltou bem empolgado. Me desanimou essa engine de junta, junta e vive de prejuízo

Last edited by EmBR at 4/30/2026 6:33:04 PM

From: Adélcio

To: EmBR
This Post:
11
331426.4 in reply to 331426.2
Date: 4/30/2026 9:35:31 PM
Bombeiros Firefighters™
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
1212
Obrigado... isso sou eu mesmo... hahaha
enfim LN,sentir o sabor da elite

From: lucasf
This Post:
00
331426.5 in reply to 331426.3
Date: 5/3/2026 6:37:44 PM
Velotrol Metalizado
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
5959
Se vale uma dica, queria dizer que a perda de valor absoluto do time é inevitável, então juntar dinheiro pra ter um time sustentável tem que estar dentro do planejamento, mas vale ressaltar que mesmo com um elenco de 1.1M eu me mantive com renda líquida de quase 100k semanais considerando Copa e BBM, especialmente porque meu merchan é bem alto.

Pra mim o nível tá baixo e eu to me sobressaindo não é só porque eu consegui juntar dinheiro, mas especialmente por ter feito um time sustentável ao invés de ficar toda temporada catando migalha no mercado contratando jogador ruim de 200k de salário por R$ 5.000

Já é a 4a temporada consecutiva que eu contrato um jogador por 2M+, em 4 temporadas de volta pra LN não vi nenhum time fazer nem umazinha contratação e muito menos vender alguém nesse valor, isso ao meu ver é sintomático, mas torço muito por mais competitividade porque eu tenho fôlego pra mais umas 3 seasons pelo menos rs

This Post:
00
331426.7 in reply to 331426.5
Date: 5/4/2026 7:02:19 AM
Porto Alegre Ursos
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
1212
Second Team:
Porto Alegre Utopians
Cheguei na LN temporada passada...me planejei pra ficar e consegui....
Agora vão as perguntas de milhões:
O que é um time sustentável? Como formar e continuar competitivo e juntando grana pra melhorar ginásio/instalações?
Tô testando algumas coisas (aumentei a quantidade de BRs no time, diminuí a média de idade dos principais jogadores), mas ainda me parece pouco....

From: lucasf
This Post:
11
331426.8 in reply to 331426.6
Date: 5/4/2026 9:45:46 PM
Velotrol Metalizado
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
5959
Qual valor você tirava por semana na temporada passada?

320k de merchan, os maiores vinham dos maiores salários, era praticamente um abatimento no salário

Temporada passada, a maior renda de público que consegui foi perto dos $ 583k. Foi algo que eu busquei priorizar. Na temporada 70, não passava dos $ 525k

Esses valores não são ruins, o segredo é tentar garantir vitórias fora pra conseguir manter o valor mais alto nos jogos em casa, isso vale pra qualquer divisão

O que é um time sustentável? Como formar e continuar competitivo e juntando grana pra melhorar ginásio/instalações?

Um time sustentável é um time com renda líquida positiva acima de uns 80k, pelo menos, sem contar a copa, além de ser um time que sempre treina um jogador que vai dar lucro, mesmo em ligas mais altas, que vai treinar e valer mais do que você pagou, ainda que tenham jogadores que certamente não vão se encaixar nisso.

Claro que isso, por si só, não garante títulos, mas é o começo, BB é um jogo lento, não existe você simplesmente não juntar grana, tem que juntar grana e tem que saber contratar, porque só assim você investe em ginásio, em estruturas e afins. Se você tem 2M em caixa e gasta 500k que seja em jogador velho que vai vender por 100k e não tem renda líquida, você vai estagnar no jogo, no máximo vai conseguir ganhar títulos quando não tiver muita gente disputando, eu basicamente me aproveitei que todo mundo segue essa lógica e fiz algo sustentável a longo prazo, que foi exatamente o que o Seekers fez durante várias temporadas também.

Com 100k de renda líquida você tem 1.3M por temporada, + Copa + eventuais bônus de subida de divisão, juntar isso com 3 trainees, 1 ou 2 você forma pra serem titulares, 1 você vende por 2M+ ali na altura dos 25, em 6 temporadas você executou um planejamento que vai te dar retorno de muitas outras porque só nessa conta rápida já foram 8M + 2 jogadores de valor 2M+, mas o ponto é, tem que saber treinar, tem que conhecer o meta (que não muda a muuuuuitas temporadas), tem que saber quais skills valem grana (como toco e defesas) e quais são desperdício (como muito passe e muita distância), quais jogadores ganham jogos em alto nível (Alas com lendário em ARR, DP, CB, INF e AG) e quais vão apanhar deles nesses jogos (a grande maioria dos jogadores de perímetro sem AG nem DG, e às vezes sem nem mesmo o perímetro completo)

Isso demora pra começar, mas depois que começa dá pra engrenar legal, eu poderia ter continuado com o mesmíssimo time da minha última temporada, mas eu sabia que eu tinha 2 jogadores que iam fazer 34 anos que com 35 iam desvalorizar MUITO, vendendo os 2 eu consegui comprar um de 26 que vou continuar treinando, sem perder competitividade a nível nacional porque o resto do elenco foi pensado pra isso, já são "jovens", os que tem 32, mais velhos, que vão determinar a decadência do meu time, porque aí sim meu lucro para de conseguir substituir eles a altura (2 deles foram beeem caros), mas isso não quer dizer que não dê pra achar recursos nos jovens e recuperar o fôlego bem rápido.

Textão enorme, mas é basicamente o que eu construí como planejamento ao longo dessas seasons ;)

This Post:
11
331426.9 in reply to 331426.8
Date: 5/7/2026 9:15:15 AM
Okinawa B.C.
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
2525
Second Team:
Jerusalem Basquete
Assim como falamos tempos atrás, joguei este jogo na adolescencia na epoca do grupo de msn e reconheço muitas das caras de hoje em dia, tambem estou há algumas temporadas por aqui tambem e acho que faz bastante sentido o que você disse, seus resultados são inegáveis e não vejo ninguem nem perto mas acho que o jogo se divide muito entre treino de alto rendimento e o próprio alto rendimento do time.

Eu subi pra LN e me mantive basicamente porque consegui, sem querer, conciliar a temporada de u21 dos meus jogadores com algumas peças que fui construindo.( e isso falo com todo respeito ao meu colega de final na II que hoje está conosco ) e me mantive na LN nestas duas temporadas da mesma forma que todos que sobem, contratam um ou dois jogadores de 200k de 33 ou 34 anos e torcem pra ser o suficiente.

No contexto geral, tendo eu participado do projeto de u21 de Israel há diversas temporadas e conseguido dois títulos nas duas últimas temporadas, posso dizer que se voce treina para o garrafão de modo correto por exemplo, criando os monstros que ganham os titulos pra U21 é muito dificil manter um time competitivo porque demanda espaço na escalação e mesmo com 21 anos e pagando altos salarios qualquer jogador defensivo impede ele de ser dominante por ser muitas vezes cru de secundárias. Sobre minha economia, por exemplo, recebo pouco mais de 1/3 da sua de merchan ( e pago uma parte disso ) com um time que hoje é de 700k. Recebia pouco mais do que isso quando meu time custava os 800k da temporada passada. enquanto a sua com um time de 1.1M recebe 320k e pelas rendas da final, consigo notar que ele já recebe muito mais do que eu de ginásio.
Minha sincera opinião é que o treinamento deveria mudar e até foi discutido um tempo atrás algumas opções pois ficar só competindo, onde só um ou dois vencem, para mim, soa de forma ruim. O jogo é sim sobre gerenciamento e faz parte cada um fazer o que gosta mas acredito que pela quantidade de resultados que você teve fica ligeiramente mais facil de manter ( e isso graças ao excelente planejamento que você fez e mantém). Eu sendo vice campeão nas últimas duas temporadas, não tive praticamente nenhum boost financeiro, meus torcedores parecem me odiar mesmo tendo um assessor, caindo 20% de renda porque perdi o primeiro jogo da temporada.

This Post:
00
331426.10 in reply to 331426.6
Date: 5/11/2026 8:14:19 AM
Sindicato S.A.
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
115115

Temporada passada, a maior renda de público que consegui foi perto dos $ 583k. Foi algo que eu busquei priorizar. Na temporada 70, não passava dos $ 525k.

Qual é o impacto do tipo de estádio nisso?
Existe essa informação em alguma parte do manual ou alguma estimativa do tipo "Estádio de 2M aumenta a público das partidas em X% em relação ao estádio básico, mantendo os preços dos ingressos"?