Qual valor você tirava por semana na temporada passada?
320k de merchan, os maiores vinham dos maiores salários, era praticamente um abatimento no salário
Temporada passada, a maior renda de público que consegui foi perto dos $ 583k. Foi algo que eu busquei priorizar. Na temporada 70, não passava dos $ 525k
Esses valores não são ruins, o segredo é tentar garantir vitórias fora pra conseguir manter o valor mais alto nos jogos em casa, isso vale pra qualquer divisão
O que é um time sustentável? Como formar e continuar competitivo e juntando grana pra melhorar ginásio/instalações?
Um time sustentável é um time com renda líquida positiva acima de uns 80k, pelo menos, sem contar a copa, além de ser um time que sempre treina um jogador que vai dar lucro, mesmo em ligas mais altas, que vai treinar e valer mais do que você pagou, ainda que tenham jogadores que certamente não vão se encaixar nisso.
Claro que isso, por si só, não garante títulos, mas é o começo, BB é um jogo lento, não existe você simplesmente não juntar grana, tem que juntar grana e tem que saber contratar, porque só assim você investe em ginásio, em estruturas e afins. Se você tem 2M em caixa e gasta 500k que seja em jogador velho que vai vender por 100k e não tem renda líquida, você vai estagnar no jogo, no máximo vai conseguir ganhar títulos quando não tiver muita gente disputando, eu basicamente me aproveitei que todo mundo segue essa lógica e fiz algo sustentável a longo prazo, que foi exatamente o que o Seekers fez durante várias temporadas também.
Com 100k de renda líquida você tem 1.3M por temporada, + Copa + eventuais bônus de subida de divisão, juntar isso com 3 trainees, 1 ou 2 você forma pra serem titulares, 1 você vende por 2M+ ali na altura dos 25, em 6 temporadas você executou um planejamento que vai te dar retorno de muitas outras porque só nessa conta rápida já foram 8M + 2 jogadores de valor 2M+, mas o ponto é, tem que saber treinar, tem que conhecer o meta (que não muda a muuuuuitas temporadas), tem que saber quais skills valem grana (como toco e defesas) e quais são desperdício (como muito passe e muita distância), quais jogadores ganham jogos em alto nível (Alas com lendário em ARR, DP, CB, INF e AG) e quais vão apanhar deles nesses jogos (a grande maioria dos jogadores de perímetro sem AG nem DG, e às vezes sem nem mesmo o perímetro completo)
Isso demora pra começar, mas depois que começa dá pra engrenar legal, eu poderia ter continuado com o mesmíssimo time da minha última temporada, mas eu sabia que eu tinha 2 jogadores que iam fazer 34 anos que com 35 iam desvalorizar MUITO, vendendo os 2 eu consegui comprar um de 26 que vou continuar treinando, sem perder competitividade a nível nacional porque o resto do elenco foi pensado pra isso, já são "jovens", os que tem 32, mais velhos, que vão determinar a decadência do meu time, porque aí sim meu lucro para de conseguir substituir eles a altura (2 deles foram beeem caros), mas isso não quer dizer que não dê pra achar recursos nos jovens e recuperar o fôlego bem rápido.
Textão enorme, mas é basicamente o que eu construí como planejamento ao longo dessas seasons ;)