BuzzerBeater Forums

BB Brasil > SELEÇÃO U-21

SELEÇÃO U-21

Set priority
Show messages by
From: Emma

This Post:
00
277728.282 in reply to 277728.280
Date: 01/17/2022 21:27:13
Emma BC
II.4
Overall Posts Rated:
1212
Second Team:
Emma BC II
Um tem tsp 70 e outro 73
Gostaria de focar eles para a seleção, o modo de competição ainda não me atraiu muito então gostaria de ficar treinando jogadores para a seleção mesmo, preciso entender mais.

This Post:
00
277728.283 in reply to 277728.279
Date: 01/17/2022 21:29:55
Emma BC
II.4
Overall Posts Rated:
1212
Second Team:
Emma BC II
Agradeço a ajuda

From: cataplasma

To: Emma
This Post:
00
277728.284 in reply to 277728.283
Date: 01/18/2022 09:25:18
Sindicato S.A.
III.7
Overall Posts Rated:
103103
Eu já fiquei bem perdido nessa história... lendo no fórum e recebendo mensagens trazendo abordagens bastante diferentes de como se deve treinar os jogadores.

A não existência do consenso pode indicar uma qualidade do jogo... não haver uma fórmula única de treinar e de jogar faz o BB mais interessante, abre muitas possibilidades.

Por outro lado, essa discussão é necessária e qualquer contribuição dos veteranos é bem vinda. Mesmo que não se construa um consenso, a troca de ideias acaba esclarecendo muita coisa.

Depois de um tempo, comecei a ter a impressão de que em boa parte das considerações feitas grande debate (principalmente entre o Ronaldo e alguns outros treinadores), as pessoas estão falando de coisas diferentes. Uns estão falando de como seria melhor treinar um jogador para seleção principal ou, pelo menos, para ser o melhor possível para o time quando completar a formação (ou ainda... chegar mais rapidamente ao TSP = 150), enquanto outro está falando mais sobre a melhor maneira de treinar jogadores PARA A SUB 21.

Aí, por conta de "algumas veemências" nas defesas de uns e de outros, os assuntos acabam se misturando aos olhos de um leitor menos conhecedor do jogo.

Por exemplo, o Ronaldo, em uma troca de mensagens de uns tempos atrás, disse que meu jogador Esio Grau, já "estava estragado", que eu tinha treinado ele tudo errado. Pô, quase coloquei o cara no mercado por um preço qualquer!

Ele realmente não está com as habilidades do jeito que o Ronaldo pediu para a SUB 21. Mas talvez ele ainda possa ser um bom jogador... "estragado" foi um pouco forte... ele quase largou o basquete e foi arranjar emprego em um restaurante. kkk

O Ésio chegou aos 21 anos já com TSP = 100, no início da temporada.

Ésio "Mil" Grau
Armador Principal
Salário semanal: $ 17 249
Papel: jogador de rotação

Idade: 21
Altura: 6'3" / 190 cm
Potencial: Para o Hall da Fama

Forma: respeitável
Arremesso: sensacional Distância de Arr.: impressionante
Def. Perímetro: extraordinário Controle de Bola: maravilhoso
Infiltração: maravilhoso Passe: comum
Ataque Garrafão: admirável Def. Garrafão: respeitável
Rebote: respeitável Toco: comum
Resistência: respeitável Lance Livre: forte
Experiência: tenebroso TSP: 100 (70 + 30)

Nunca foi convocado para sub-21. Mas não está realmente "estragado", né? Ou está??
Nessa temporada, ele deve treinar alguma habilidade principal.

This Post:
44
277728.285 in reply to 277728.280
Date: 01/18/2022 09:27:02
Overall Posts Rated:
103103
Eu mesmo fiz esse mesmo treino com meu jogador (tinha 18 anos), até ele atingir INF 16 e CB 14, para então treinar outras habilidades. Chegou na sub-21 do mesmo jeito


Apenas reforçando a todos, que neste caso do Hanks, o jogador em questão tinha potencial MVP+, tinha altura média (nem pequeno, nem alto) e está treinando para ser da NT, conforme citei no post (277728.274)

Os ALAs geralmente são formados nos clubes que estão treinando para a seleção principal (NT) onde o treino acaba encaixando-o aos 21 anos como ALA


Por conta desses fatores, ele caiu exatamente muito bem como Ala, serviu muito bem a Sub21 e provavelmente vai fazer um bom serviço na NT também.

Agora, se mudar uma dessas variáveis (altura, potencial e cronograma de treino), algo pode se perder no meio do caminho, exemplo:
Se o jogador for mais baixo (6'3" pra baixo), mesmo que tenha potencial MVP+ e mantenha o treino no perímetro (suas primárias), ele vai chegar sim na sub21, vai ser um excelente jogador de perímetro pro seu time, porém dificilmente irá chegar na Seleção Principal, pois pra ele se tornar um jogador desse nível completo ele teria que upar alguns níveis no garrafão (suas secundárias) e além da altura ser um fator limitador, a idade também vai pesar.

Por isso, conforme citou o Hanks agora e conforme todos nós falamos sobre esse assunto, para esses jogadores de potencial MVP+ que são os únicos que poderão chegar a nível máximo e serem bons para a Seleção Principal, recomenda-se iniciar o treino pelas secundárias. No caso do jogador pequeno, mesmo que na 1ª temporada treine 1x1 pra melhorar um pouco o elástico, logo depois ele vá para os treinos de garrafão. Já sabemos que o tamanho é um fator limitador, mas quando ainda jovem essas secundárias se tornam um pouco mais fáceis de subir do que depois aos 21, 22 (e cada vez mais, pior) anos.

E se você deseja ter, no momento, um jogador de perímetro mais completo porque é o que seu time precisa, ou é seu planejamento, enfim, independente do seu objetivo, você poderia fazer a mesma coisa com um jogador de potencial menor (Super Estrela, Eterno All Star, All Star ou Estrela) que teria o mesmo resultado almejado: serviria pra Sub21, serviria pro seu time e não teria chances na Principal. Assim, o MVP+ você poderia vender para que alguém pudesse extrair o máximo do potencial dele pra chegar na NT e você ainda recebe o valor pra manter seus investimentos, além, é claro, de jogadores de potencial menor serem muito mais baratos para se comprar no mercado para treinar justamente por causa disso, deles não terem possibilidades de irem longe.

Dessa forma, você atinge seus objetivos pessoais e ajuda a nossa comunidade/país e tentar alcançar os objetivos coletivos e nacionais de voltar a ter as seleções no nível mais alto de competitividade!


Ainda assim, você não é obrigado a servir aos desejos dos técnicos das Seleções, seja do Brasil ou de outro país, você faz o que quiser com seu jogador. Só quero deixar claro qual a diferença (de treinos) e qual a importância (desse movimento) que eu e outros tentamos fazer - e dependendo da resposta do dono do jogador, nós temos que nos virar! E esse é o nosso trabalho...

Eu acabei de responder um estrangeiro com um jogador de 19 anos, 6'10" e HoF me perguntando se tem chances na seleção, após ter treinado Ataque de Garrafão na temporada passada. A resposta, foi simples: Se você almeja que ele chegue na NT, treine Passe essa temporada e depois Defesa de Perímetro... Pra Sub21, Rebote e 1x1.

O que vocês decidirem é o que nós (técnicos) temos que aceitar.. mas isso não quer dizer que não vamos tentar explicar e te convencer a fazer diferente HAHAHAHAHA

This Post:
00
277728.286 in reply to 277728.284
Date: 01/18/2022 10:17:56
Clube do remo
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
55
Ele é um bom jogador mesmo mas em termos de sub-21 não tem utilidade pq é fraco pra ser ala, não tem tanto arremesso pra ser AA e nem passe pra ser AP, mas se parar esse treino de um contra um agora e focar em habilidades específicas pode chegar na Seleção principal

This Post:
11
277728.287 in reply to 277728.284
Date: 01/18/2022 10:22:46
Overall Posts Rated:
103103
É, talvez o que eu não tenha deixado claro é pra que ele tá estragado... Infelizmente quando vemos alguém nos procurando ainda respondemos no automático como se a pessoa quisesse fazer o jogador servir à Seleção. Vou mudar minha abordagem e responder deixando claro o que é necessário para seleção e o que é para o treino do time dele.

Pra sub 21 vai servir, claro que vai, ainda mais no nível que temos para essa temporada.. Ele vai ser um Ala que pode quebrar um galho como AA ou AF quando algum tiver a forma mais baixa e ele tiver com forma boa.. Mas, por exemplo, no atual elenco os Alas que temos para a função o Ésio está abaixo.. Para ser AF, o Ésio não tem garrafão suficiente, frente os que temos hoje.. Para ser AA, o Ésio não tem arremesso pra ser titular ou banco.. Pra AP não tem Passe e pra Pivô não tem rebote.. O Ésio é o que chamo de Alas Nadas, Podem ser Alas e não podem ser nada.

A concorrência pra ele é muito alta, nesse sentido.. E, no atual elenco, ele fica atrás dos demais, ele tem que pelo menos garantir forma sempre constante pra tentar beliscar algum jogo quando o companheiro titular ou banco não tiver com forma boa.

Então assim, ele serve pra Sub21 - com dificuldades -, vai servir pro seu time, mas pra NT as chances foram muito reduzidas.. Porque agora vai demorar muito mais pra upar skills secundárias no garrafão. Pra Sub21, você vai precisar treinar as primárias pra tentar beliscar algo mas lembre-se que os outros jogadores também estão treinando.. Ou seja, o treino fica exclusivamente pro seu time.

Quando citei estragado é justamente isso, mesmo ele não tendo o nível de agora, como temos experiência e no meu caso, sei da concorrência, sabia que pra seleções estava estragado


Mesmo eu sendo da Sub21, eu dou o suporte para a NT, pra esses jogadores terem a chance de chegar aos 22 anos bem prontos pra seguir os treinos dali pra frente nas primárias. E quando vejo que já não tem mais chances de chegar lá, ou a opção é treinar pra chegar forte na sub21 e ficar bem no time.. ou recomeçar treinando outro do zero e não perder outro treinee

E isso depende do que você quer pro seu planejamento:
- quer treinar jogadores pra NT, meu conselho, neste caso, desiste dele e tenta com outro, pois esse já reduziu muito as chances;
- quero forma ele pro meu time.. então segue os treinos, mas começa a definir o que ele vai ser
- quero treinar pra Sub21, neste caso, prefiro que deixe ele do jeito que tá e comece treinando outro do zero, pois este já está atrás da concorrência e insistir nele e não treinar outro vamos perder 2 ou mais.


Sempre que um time vem me perguntar com jogadores MVP+ eu sempre digo: "cara, esquece o treinamento pra sub21, foca na NT, mesmo que ele não venha a jogar pra Sub21 eu me viro"

Ainda no caso do Ésio, há 10 semanas atrás ele estava com 94 de TSP e eu já tinha te dito que pra NT não dava mais (porque não tinha garrafão) e pra chegar forte como AA na sub21 era DP no 16 e depois Arremesso no 16 - 5 pops em DP e 5 em ARR. Se tivesse seguido o conselho, ele seria nosso melhor AA tranquilo. Mas, ele popou 1 em ARR, DP, CB, Inf, Ataque e Defesa Garrafão de lá pra cá..

Consegue entender agora o porque disse que o treino estava "estragado"? Não é ser vidente, é experiência. Não falei pra te desanimar não, tentei te mostrar, a nível de seleção, que você podia ou tentar arrumá-lo para a Sub21 ou já se preparar pra treinar outro, pra justamente você não perder tempo e grana.

Você decidiu manter o jeito que estava e depois de 10 semanas ele é reserva dos bancos na sub21, não vai pegar NT, não upou na velocidade desejada e o slot de treino dele poderia ter sido dado a outro que teria mais chances no futuro, seja no seu time ou nas seleções...

É ruim do lado das Seleções mas pro seu time ele continua sendo um bom jogador sim. É essa a diferença que pelo menos eu tento colocar.

This Post:
00
277728.288 in reply to 277728.287
Date: 01/18/2022 10:40:43
Sindicato S.A.
III.7
Overall Posts Rated:
103103
Legal, Ronaldo.

Agora, entendi.

Como minha prioridade ainda é construir um clube bem estruturado e um time forte para temporadas futuras, eu realmente não me dediquei a treinar visando a sub-21, pois fiquei com a impressão que acelerar um jogador para ser bom na sub-21 pode acabar prejudicando a qualidade final do mesmo.

Ou isso é viagem?

Saudações


PS. em tempo, se eu quisesse vender o Ésio, qual seria um valor médio que eu conseguiria por ele (na página do jogador, diz apenas que "pouquíssimos jogadores como ele foram vendidos recentemente")

This Post:
11
277728.289 in reply to 277728.284
Date: 01/18/2022 20:11:07
Franca Shoemakers Revival
II.3
Overall Posts Rated:
541541
Second Team:
Mito só o da Caverna
O seu jogador não está "estragado", pois tem bastante potencial ainda, mas é o que disseram, ele não é fora de série em nada, não arremessa, nem defende, nem passa, nem pega rebote muito melhor do que ninguém.

Treino de 1x1 é legal porque sobe infiltração e controle rapidamente, além de subir arremesso e ataque garrafão mais lentamente como bônus, e o jogador fica com TSP alto, mas um jogador só com infiltração e controle não serve pra muita coisa.

A vantagem, digamos, de treinar 1x1 até infiltração e cb ficarem altos é que depois, por causa do efeito elástico, o treino de certas outras habilidades vai mais rápido. Então seu jogador não está "estragado", ele só precisa ainda de umas 3-4 temporadas de treino pra virar um cara que sobressaia (e, nesse caso, se prepare para pagar um salário bem alto, compensado em parte caso ele venha a fazer parte do elenco da seleção).

Pra sub-21 ele ficou, como já disseram, no máximo como backup. Ele precisa ainda de muita, muita defesa pra ter nível de seleção principal, e ainda precisa de muito, muito passe pra virar um AP ou muito, muito arremesso pra virar um AA de seleção. Ainda bem que ele tem ainda muito potencial. Se ele fosse um eterno all star eu não pagaria mais do que 100 mil nele, e isso porque ele tem 21 anos, mas provavelmente nunca nem cogitaria comprá-lo do jeito que está agora. De toda forma, por ele ter potencial HoF ele vale mais do que 100 mil, claro, mas não é um jogador que vai te fazer revolucionar sua economia caso seja vendido agora.

Se eu fosse você continuaria a treiná-lo, já que chegou até aqui. Apenas decida se vai focar em fazê-lo um AP (e treinar DP, arremesso e muito passe), AA (e treinar muito arremesso e muita DP) ou ala (e treinar muita defesa e muito arremesso).

Last edited by Bernspin at 01/18/2022 20:16:31

This Post:
00
277728.290 in reply to 277728.274
Date: 01/19/2022 12:04:56
Emma BC
II.4
Overall Posts Rated:
1212
Second Team:
Emma BC II
Se não incomodar, gostaria de perguntar com qual frequência para a realidade da seleção se usa este tipo de AF sem defesa? que basicamente seria apenas um grande pontuador
E por gentileza, outra pergunta, não seria melhor ter um grande pontuador que também ajude defensivamente e deixar com um rebote um pouco mais baixo ou até mesmo equilibrando defesa e rebote para ter um AF que vaze menos na def/ faça menos faltas?
É uma posição que gostaria de entender mais a utilidade porque vejo que muitas vezes é coringa em grandes equipes

Obrigado pela ajuda sua e de todos que comentam.

This Post:
00
277728.291 in reply to 277728.289
Date: 01/20/2022 08:58:53
Sindicato S.A.
III.7
Overall Posts Rated:
103103
" Se ele fosse um eterno all star eu não pagaria mais do que 100 mil nele, e isso porque ele tem 21 anos,"

Para você ver como ainda estou completamente por fora do mercado.
Se eu visse um jogador de 21 anos com TSP 100, por 100 mil e salário de 17mil eu ia clicar em "oferta" rapidinho qualquer que fosse o jogador, pensando que poderia ter um bom lucro com 1 ou 2 temporadas de treino , além de ter alguma utilidade pro time.

Veja só esse caso desse draft TSP 48, o Rui Fontana:

Na hora do leilão, diz que:

" Houve 130 transferências recentes de jogadores de 18 anos e potencial MVP com 2000-4000 de salário, 30-36 de habilidades no perímetro e 0-19 de habilidades no garrafão. Destes, os jogadores com habilidades similares a Rui Fontana foram vendidos entre $ 200 000 e $ 1 000 000."

130 transferências!!
As mais baratas por 200 mil!!
Teve até de 1 MILHÃO!!!
E eu já coloquei algumas vezes ele no mercado, tanto por valor astronômico quanto por 200 mil, acho que até abaixo disso... e nada.

Acho que para entender esse mercado do SUB 21 preciso fazer um curso completo de economia, de Adam Smith a Nath Finanças!

This Post:
00
277728.292 in reply to 277728.291
Date: 01/20/2022 09:15:53
Buffalo Braves
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
9898
Second Team:
Idaho State

Se eu visse um jogador de 21 anos com TSP 100, por 100 mil e salário de 17mil eu ia clicar em "oferta" rapidinho qualquer que fosse o jogador, pensando que poderia ter um bom lucro com 1 ou 2 temporadas de treino , além de ter alguma utilidade pro time.


Provavelmente ele vale mais do que isso, é só ver na lista de transferências o quanto o pessoal está pagando por jogadores similares.




" Houve 130 transferências recentes de jogadores de 18 anos e potencial MVP com 2000-4000 de salário, 30-36 de habilidades no perímetro e 0-19 de habilidades no garrafão. Destes, os jogadores com habilidades similares a Rui Fontana foram vendidos entre $ 200 000 e $ 1 000 000."



Essas estimativas são meramente ilustrativas, muitas vezes não dizem respeito ao real valor de mercado dele. Esse valor provavelmente está inflado pois diz respeito à primeira semana da nova temporada, em que muitos jogadores recém-draftados são postos no mercado e muita gente procura algum jogador novo pra treinar, logo inflando os preços. Essa estimativa também não leva em conta a altura e a distribuição das skills do jogador, outros fatores que alteram o preço.


Jogue Limpo.
Advertisement