BuzzerBeater Forums

BB Brasil > engine do BB

engine do BB

Set priority
Show messages by
This Post:
00
2076.1
Date: 10/20/2007 16:30:45
Overall Posts Rated:
226226
caros,

vindo do ht, notei algumas similaridades, bem como algumas coisas novas e diferentes.
talvez a mais diferente seja a maneira como o jogo acontece. sei que no ht o jogo já está definido antes de começar, e que lá a narração é mera ilustração lúdica a título de diversão. no bb, me parece que é diferente; o jogo rola e as coisas vão acontecendo de acordo com as situações que se desenvolvem por meio das habilidades dos jogadores. é impressão minha ou é assim mesmo? pois me parece um tanto quanto estranho o jogo já ter sido definido com antecedência, sendo que a variabilidade do bb me parece infinitamente superior a do ht, pelas múltiplas habilidades requeridas para cada jogador e pela dinâmica mesma do jogo de basquete, com muito mais ataques e oportunidades. (no ht, são 10 oportunidades que podem ser convertidas ou não em gol + raros fatos imprevistos).
daí eu chego em outro ponto: não sei até onde a idéia de se colocar ratings para determinados "setores" (fundamental no ht, em que os setores respondem coerentemente às habilidades dos jogadores e às táticas pre-estabelecidas) faz muito sentido no bb, já que os 5 jogadores acabam fazendo um pouco de tudo. para concluir, ainda comparando com o ht (desculpem, é inevitável), não entendi ainda onde o EE ("entusiasmo") influenciaria como influencia no ht (mexendo no rating do meio-de-campo e aumentando/diminuindo as oportunidades). seria no nível de passe dos armadores? não sei até que ponto isso seria válido (apesar de eu gostar da existencia de mots e pic no ht) num emulador de basquete... pois fica difícil de mensurar o real peso da tática, já que no bb cada time tem, sei lá, 100 oportunidades ou algo do tipo... e isso pode variar se a tática escolhida for lento ou rápido... sei lá... só isso, para fomentar a discussão enquanto o jogo tá em desenvolvimento...
abs
bernspin

Edited 10/20/2007 4:32:06 PM by bernspin


Edited 10/20/2007 4:33:24 PM by bernspin

This Post:
00
2076.2 in reply to 2076.1
Date: 10/20/2007 19:46:28
Overall Posts Rated:
1111
continuando a comparação inevitavel daqueles de origem no HT, acredito q esta formula aqui usada seja tão boa e tão superior da adotada no HT q acredito ter sido um dos fatores q levaram as mudanças no Engine do HT para a proxima temporada.

This Post:
00
2076.3 in reply to 2076.1
Date: 10/20/2007 19:55:40
Overall Posts Rated:
1616
vindo do ht, notei algumas similaridades, bem como algumas coisas novas e diferentes.
talvez a mais diferente seja a maneira como o jogo acontece. sei que no ht o jogo já está definido antes de começar, e que lá a narração é mera ilustração lúdica a título de diversão. no bb, me parece que é diferente; o jogo rola e as coisas vão acontecendo de acordo com as situações que se desenvolvem por meio das habilidades dos jogadores. é impressão minha ou é assim mesmo? pois me parece um tanto quanto estranho o jogo já ter sido definido com antecedência, sendo que a variabilidade do bb me parece infinitamente superior a do ht, pelas múltiplas habilidades requeridas para cada jogador e pela dinâmica mesma do jogo de basquete, com muito mais ataques e oportunidades. (no ht, são 10 oportunidades que podem ser convertidas ou não em gol + raros fatos imprevistos).

Seu raciocinio está todo correto, o engine do BB eh assim mesmo (definido lance a lance, e não direto o resultado do jogo). Mas o processamento de tudo isso (todos os lances do jogo), acontece sim no servidor 15 minutos antes da partida, por uma série de motivos como segurança.
daí eu chego em outro ponto: não sei até onde a idéia de se colocar ratings para determinados "setores" (fundamental no ht, em que os setores respondem coerentemente às habilidades dos jogadores e às táticas pre-estabelecidas) faz muito sentido no bb, já que os 5 jogadores acabam fazendo um pouco de tudo.

correto novamente. Eu mesmo jah sugeri q eles removam completamente esses ratings, pq um monte de gente perde jogos e reclama muito dizendo q foi injusto baseado nos ratings, mas eles nao tem a mesma importancia aqui igual no HT. Aqui as explicacoes para uma vitoria ou derrota estao todas no "boxscore" (aquela tabela com as estatisticas do jogo). Os BB's estão criando uns ratings diferentes agora, q vão comparar jogadores ao inves de setores. Vamos ver como vai ficar.
para concluir, ainda comparando com o ht (desculpem, é inevitável), não entendi ainda onde o EE ("entusiasmo") influenciaria como influencia no ht (mexendo no rating do meio-de-campo e aumentando/diminuindo as oportunidades). seria no nível de passe dos armadores? não sei até que ponto isso seria válido (apesar de eu gostar da existencia de mots e pic no ht) num emulador de basquete...

"Entusiasmo, Jogo Tranquilo e Jogo Decisivo" aqui tem aplicação bem parecida com a do HT. Mas no HT o efeito era direto no Meio-campo, aqui nós não sabemos ainda onde eh afetado, provavelmente em um monte de coisas, individuais pra cada jogador (o q alias faz mais sentido neh?)
pois fica difícil de mensurar o real peso da tática, já que no bb cada time tem, sei lá, 100 oportunidades ou algo do tipo... e isso pode variar se a tática escolhida for lento ou rápido... sei lá... só isso, para fomentar a discussão enquanto o jogo tá em desenvolvimento...

Pela minha experiencia ateh agora aqui no BB, aqui a tatica tem um peso ateh maior do q no HT. Meu time está excelente para se jogar Movimentação ou Corre e Chuta (tenho 3 jogadores com arremesso admiravel e todas as secundarias), mas mesmo assim jah perdi pra times beeeeem mais fracos simplesmente pq eles botaram defesa 3-2 ou 1-3-1. Eh foda.. Então to tendo tive q desenvolver meu jogo no garrafao tb, pra poder sempre revezar minha tatica ofensiva, para surpreender os adversarios.

From: hilario

This Post:
00
2076.4 in reply to 2076.3
Date: 10/20/2007 21:52:48
Overall Posts Rated:
00
Jogo tranquilo, jogo decisivo:
Quando usa jogo tranquilo, teu time começa o jogo muito devagar, errando muito e depois melhora um pouco...
sobe 1 ponto de entusiasmo no fim do jogo.
Quando usa jogo decisivo, teu time começa partindo com tudo pra cima do adversário e depois dá uma caída...
baixa 4 pontos de entusiasmo.

Notas: Assim como no HT, não vale nada tb...no HT tu perde jogos ridículos pro random...aqui, se for se guiar por notas, vai parecer igual...aqui, tem uma relação posição contra posição (PG x PG, SG x SG, e assim por diante)...a nota do "conjunto" de um time pode ser melhor, mas se o adversário tiver 1 ou 2 ótimos pontuadores sendo marcados por jogadores ruins, acabam desequilibrando o jogo.
Por isso, é bom descobrir onde cada jogador rende bem e observar os jogadores do adversário (quem marca mais pontos, rouba bola, pega rebote). Se tu ve q o PG adversário é um "monstro", convém botar um excelente marcador em cima dele, por exemplo.