BuzzerBeater Forums

BB Brasil > U21 National Team Debate Thread

U21 National Team Debate Thread (thread closed)

Set priority
Show messages by
This Post:
11
310628.2 in reply to 310628.1
Date: 06/29/2021 09:33:25
Buffalo Braves
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
9393
Second Team:
Idaho State
Bom dia!!

Não estou me candidatando ao posto de treinador da seleção, mas gostaria que quem se sinta apto a comandar a U21 e que disponha de tempo para isso se candidate para as eleições e promova o debate, para que continuemos incentivando a comunidade brasileira a participar ativamente do jogo e pela pluralidade de ideias.

Boa sorte a todos nessas eleições e vai Brasil!!!

Jogue Limpo.
This Post:
11
310628.3 in reply to 310628.1
Date: 06/29/2021 17:32:16
Flying Dreams
III.4
Overall Posts Rated:
341341
Boa tarde candidatos!
(ou dia ou noite, dependendo da hora que lerem).

Gostaria de fazer algumas perguntas antes de decidir meu voto. As perguntas são para todos.

1 - O que será aproveitado das gestões anteriores? Qual o seu conhecimento do estado atual da U21?

2 - O que acredita que pode ser melhorado na U21 brasileira?

3 - Um tema recente na comunidade foi a falta de informação para usuários que não participam do WhatsApp.
Qual sua opinião sobre o tema? Tem algum projeto que ajude na transparência de informações e ajude no engajamento do usuário comum com a U21?

Grande abraço a todos.

Aguardo as respostas.

From: Nato
This Post:
11
310628.4 in reply to 310628.3
Date: 06/29/2021 20:54:40
Overall Posts Rated:
2424
Boa noite candidatos,

Perguntas para todos os candidatos também:

1 - Como vocês vêem o treinamentos atualmente feito pelos managers brasileiros? Acreditam que uma atualização é necessária tendo em vista que estamos sendo ultrapassados por comunidades menores/ iguais na qualidade de jogadores? isso foi discutido recentemente em outro tópico

2 - Não faço ideia de como é feito o scout de jogadores draftados hoje em dia, mas qual é o planejamento? Esperar entrarem em contato ou entrar em contato com treinadores com jovens de potencial? E como será feito este acompanhamento com a recente inclusão da dupla nacionalidade dos times Utopia que são gerados aleatoriamente?

3 - Como motivar os treinadores a treinar para a sub21 brasileira e não estrangeira? ( Tive contato com alguns managers durante as abordagens que fiz e alguns preferem inclusive treinar para o exterior)

4 - A qualidade pode não vir em duas temporadas, na minha opinião, continuidade é algo essencial para o trabalho que vocês estão querendo iniciar agora, gostaria de saber da motivação dos candidatos para segurar um trabalho que pode literalmente levar mais de um ano.

Fico no aguardo, até mais comunidade.

This Post:
00
310628.5 in reply to 310628.3
Date: 06/29/2021 23:04:02
Matinhos AABM
III.4
Overall Posts Rated:
1414
1 - Sabemos que a U-21 é renovada constantemente, então os pontos que devem ser analisados e aproveitados da gestão anterior, tangem o jogo. A forma de jogar da equipe estava previsível, sempre repetindo, não deixando dúvidas para o adversário, tanto que no ultimo jogo com a Austrália pelo mundial, ficou fácil para a equipe da Oceania nos marcar, com apenas 5 de 30 nas bolas de 3, que era o foco do nosso ataque.
Essa variação na forma de jogar foi eficiente na nossa ultima participação relevante em campeonatos, durante a copa América da temp. 48, em que conquistamos o vice-campeonato, variando bem entre as taticas, Corre e Chuta, Correria e Bola pra Dentro. Na final contra os EUA atacamos o garrafão, ponto forte dos Norte-Americanos, e creio que se talvez se atacássemos o perímetro e defendêssemos o garrafão (uma previsão fácil de se fazer à época, uma vez que só jogavam com a mesma estratégia), possivelmente teríamos sido mais competitivos.

2 - Com toda certeza o recrutamento, com uma chamada mais robusta e com informações relevantes em pelo menos 2 línguas. O BB é um jogo mundial, e não são todos técnicos brasileiros que gostam de treinar, e por vezes não é draftado um jogador para a posição em que está treinando, e mesmo com o potencial bom, essas joias saem dos times brasileiros e ficam com os estrangeiros que podem até dar um bom treino pros nossos prodígios, mas deixam de nos manter cientes por não identificarem uma forma eficiente de se comunicar conosco.

3 - A forma mais eficiente seria a participação da U-21 dentro dos fóruns da liga, com uma informativo sobre treinamentos e sua importância, não só para a U-21, mas para os times que desejam crescer e se destacar no jogo. Os treinamentos servem não apenas para ter um jogador que irá te trazer titulos, pode ser utilizado para fazer dinheiro também. Sabemos disso e pode parecer que é chover no molhado, mas muitos não sabem, e a dificuldade de retenção dos novos players está no fato de não terem essa noção, pois não enxergam os benefícios do treinamento à longo prazo. Talvez a inclusão de um exemplo da evolução do treinamento de algum jogador tanto no aumento do TSP quanto no valor de mercado, norteie a visão desses novos técnicos, ou seja uma luz para àqueles ais antigos, mas que não treinam.

This Post:
00
310628.6 in reply to 310628.4
Date: 06/29/2021 23:28:10
Matinhos AABM
III.4
Overall Posts Rated:
1414
1 - Acredito que com as mudanças recentes no BB o treinamento possa ter sofrido algumas variações, mas pouco comprometedoras ou beneficiadoras, o que se deve ter é constância e muita paciência, além de um bom treinador, é claro! O que realmente precisamos fazer, é conscientizar os técnicos sobre a importância do treinamento, pois pior que o treino mal feito, é não treinar, e isso ocorre bastante, basta passear pelas ligas III que verá times antigos que não tem um jogador que justifique um treinamento, ou jogadores com otimo potencial com salario baixo, e apenas para esclarecer, não estou falando dos times inativos.

2 - O primeiro ponto é alterar nossa mensagem de alerta, precisamos de um texto mais robusto e conciso e em duas línguas pelo menos, tendo em vista principalmente a questão abordada da dupla nacionalidade proveniente da Utopia, e também, embora façamos o acompanhamento dos recém draftados, em algum momento um player que não era considerado prodígio, pode ter sido vendido para um estrangeiro que deu o treinamento necessário e esse passa a ser importante para a seleção, mas o técnico não entra em contato por não ver um meio eficiente de se comunicar.
O ideal é todo início de temporada entrar em cada uma das ligas e acompanhar o draft, e entrar em contato com os que tem um jogador com bom potencial para verificar o interesse em treinar e se necessário, buscar um treinador brasileiro para compra-lo caso o atual dono não tenha intenções de treinar.

3 - Confesso que não acredito que seja um preferência por questões pessoais, mas sim em relação ao draft. O draft é loteria, se vier um jogador com bom potencial o treinador não vai vender e comprar um estrangeiro por que ele prefere, essa preferencia na verdade está ligada ao fator sorte do draft, em que, se não vem um potencial bom, o jeito é ir ao mercado e comprar o que tiver de bom em qualquer nacionalidade.

4 - O que mais me motiva é poder ter a chance de fazer parte de um projeto de reformulação da nossa seleção U-21, que já atingiu bons resultados no passado e poder trabalhar para criar a consciência da importância no treinamento para todos os jogadores, principalmente os novos treinadores.

This Post:
00
310628.7 in reply to 310628.3
Date: 06/30/2021 06:59:05
Overall Posts Rated:
103103
Salve!

Muito obrigado pelas perguntas! Vou tentar responder todas em uma só:

1 - O que será aproveitado das gestões anteriores? Qual o seu conhecimento do estado atual da U21?

Recentemente, descobri que o atual técnico da Sub21 foi banido, o que é triste, independente do motivo. O fato é que, já antecipando um pouco da sua 3ª pergunta, depois que saí da posição de técnico, nunca mais tivemos um posicionamento público oficial da situação da Sub21, isso atrapalha um pouco para mantermos um histórico. Confesso que não sei como está a geração que está por vir, mas vou entrar em contato com o ex-técnico para verificar se tem alguma base montada para as próximas duas temporadas e seguir dali. Fora isso, como eu acompanho alguns clubes no planejamento de longo prazo como as finanças e treinamentos, tenho uma base própria de jogadores que estão sendo formados. Mas não na grandiosidade que tinha anteriormente quando era técnico.

2 - O que acredita que pode ser melhorado na U21 brasileira?

Primeiro, manter uma base de acompanhamento de longo prazo. Assim, em transições de mandato fica mais fácil para o novo técnico se preparar para a temporada atual e dar foco no garimpo dos prodígios do futuro. Veja, depois que essa eleição acabar e caso não tenha nenhuma base, independente de quem vai ser o técnico, vai ter que correr para encontrar o elenco para essa temporada e ao mesmo tempo conseguir garimpar os draftados em menos de uma semana. Quando eu digo garimpar, digo entrar jogador por jogador, pegar todos os dados dele inerentes ao planejamento de treino, fazer o tratamento desses dados e enviar uma mensagem ao usuário para iniciar as tratativas. Dá um trabalhaço, mas foi o que fiz e isso trouxe frutos mais tarde.

Segundo, boa parte acreditam que é necessário potencial alto para treinar para servir a Sub21 e algumas vezes provei que esse tipo de pensamento é equivocado. O exemplo mais recente, é o AP que estava no atual elenco e é do meu time da utopia que tem potencial Estrela e ficou um bom backup (Milton Correa). Acredito que desvalorizar os potenciais mais baixos é um erro, pois a gente encurta muito as possibilidades e quantidade de jogadores a serem treinados. Lógico que, se eles tiverem requisitos mínimos que vão dar a ele aos 21 anos de estar pronto pra seleção. E esse foi um trabalho que também fiz e fui criticado quando tinha jogadores de potencial titular ou estrela no elenco e na base de acompanhamento. Mas se não fosse pela aposta, nem no nível deles teria.

3 - Um tema recente na comunidade foi a falta de informação para usuários que não participam do WhatsApp.
Qual sua opinião sobre o tema? Tem algum projeto que ajude na transparência de informações e ajude no engajamento do usuário comum com a U21?

Eu vou manter, assim como fiz na minha passagem, os canais oficiais aqui no fórum para divulgação do planejamento e das metas. Não lembro se na época cheguei a fazer resumo dos jogos, mas é uma ideia que pretendo fazer também, tentando explicar os motivos de escalação e táticas. Por mais que o elenco seja fraco - hipoteticamente falando - entender como o técnico pensou dentro da atual capacidade acho que é fundamental. WhatsApp, Facebook e outros acho que deve ser um meio de comunicação para agilizarmos o acompanhamento e avisos. "Ah mas todo mundo hoje em dia tem WhatsApp".. bom, mais uma vez, eu não tô aqui para julgar a realidade e preferência de cada um e tenho que fazer o que consigo dentro as possibilidades. Então, pelo menos nos fóruns tem que ter algum registro, mas só para a transparência atual mas para o histórico de futuros técnicos da sub21 ou torcedores, que ao invés de termos que repetir as histórias e os motivos para todo usuário novo, ele pode ler e tomar ciência do que aconteceu. No meu post de candidatura, deixei o link no final com as postagens que fiz na época.

This Post:
00
310628.8 in reply to 310628.4
Date: 06/30/2021 07:19:35
Overall Posts Rated:
103103
Bom, não deu pra fazer em um só, vou tentar ser mais curto hahah

1 - Como vocês vêem o treinamentos atualmente feito pelos managers brasileiros? Acreditam que uma atualização é necessária tendo em vista que estamos sendo ultrapassados por comunidades menores/ iguais na qualidade de jogadores? isso foi discutido recentemente em outro tópico

Eu gosto da concepção de que vem de histórico aí de que os jogadores tem que ser treinados primeiro pro clube e depois tenta se encaixar na seleção. Mas ao mesmo tempo, acredito que é dever do Técnico da Sub21 ser um gestor ativo e que tente encaixar um treino que sirva tanto ao clube quanto a seleção. Claro que atualmente há um "manual" de como treinar cada jogador. Nunca fui muito fã porque ele inibe as possibilidades de treinamento único para cada jogador e, ao invés de termos um grande jogador aos 21, temos um meia boca que não conseguiu treinar direito. Mas cada jogador é um jogador, não acredito numa receita única para cada tipo de posição, é preciso avaliar e conjunto o que dá pra ser feito e a expectativa para ele e aí sim monta o treino.

2 - Não faço ideia de como é feito o scout de jogadores draftados hoje em dia, mas qual é o planejamento? Esperar entrarem em contato ou entrar em contato com treinadores com jovens de potencial? E como será feito este acompanhamento com a recente inclusão da dupla nacionalidade dos times Utopia que são gerados aleatoriamente?

Não sei se ainda tem, mas há um programa que você consegue encontrar jogadores conformes suas informações públicas, como nacionalidade, idade, altura, potencial, salário.. É por ali que encontramos os jogadores e, como técnico da sub21, conseguimos convocá-los, pegar as informações de skills e logo em seguida ele é dispensado para conseguirmos avaliar outro. É um trabalho bem manual. Depois que inicia os campeonatos, não podemos mais fazer isso, porque o entusiasmo do time cai. Por isso todo o trabalho pesado tem que ser feito de forma ágil para, depois com mais tranquilidade, conseguirmos mandar mensagens para os prospectos jogadores e tentar iniciar um treino ou avaliar se é possível a venda para outro time consiga treinar. Não tenho preferência de eu ir mandar mensagem ou alguém me mandar. Os chamados da seleção, quando fui técnico, abaixei os limites para que a mensagem fosse enviada para todo tipo de jogador que poderia ser desenvolvido.

3 - Como motivar os treinadores a treinar para a sub21 brasileira e não estrangeira?

A questão sempre depende da época e da geração que veio nos drafts. É foi aquilo que disse no tópico 1, é preciso dar prioridade pro clube em situações que não há bons prospectos brasileiros. Quando abrimos o leque de opções aceitando, como disse na outra resposta, jogadores com potenciais um pouco mais baixos, ativamente conseguimos dar uma suprida na demanda. Quando fui técnico e até mesmo quando não fui, a motivação é sempre mostrar de forma clara e limpa que o jogador brasileiro que ele draftou ou que pode comprar, se bem treinado, PODE ser que esteja a nível de sub21. Fora que quanto mais jogadores da mesma nação do seu clube, mais receita com mercadorias você vai ter. E mesmo que o jogador não chegue na seleção, ele pode ou vender ou deixar pro time.. de todas as formas ele sai ganhando.


4 - A qualidade pode não vir em duas temporadas, na minha opinião, continuidade é algo essencial para o trabalho que vocês estão querendo iniciar agora, gostaria de saber da motivação dos candidatos para segurar um trabalho que pode literalmente levar mais de um ano.

Eu já passei por isso. Não estive no comando da seleção nas temporadas que a geração que eu geri teve um bom desempenho na 47 e 48. Mesmo não sendo mais técnico, eu mantive o acompanhamento com os times que não eram tão chegados comigo. Por mais que haja divergências entre a comunidade brasileira de como fazer x coisa acredito que podemos manter a ajuda de outras maneiras.

This Post:
00
310628.9 in reply to 310628.5
Date: 06/30/2021 07:35:32
Overall Posts Rated:
103103
1 - Sabemos que a U-21 é renovada constantemente, então os pontos que devem ser analisados e aproveitados da gestão anterior, tangem o jogo. A forma de jogar da equipe estava previsível, sempre repetindo, não deixando dúvidas para o adversário, tanto que no ultimo jogo com a Austrália pelo mundial, ficou fácil para a equipe da Oceania nos marcar, com apenas 5 de 30 nas bolas de 3, que era o foco do nosso ataque.
Essa variação na forma de jogar foi eficiente na nossa ultima participação relevante em campeonatos, durante a copa América da temp. 48, em que conquistamos o vice-campeonato, variando bem entre as taticas, Corre e Chuta, Correria e Bola pra Dentro. Na final contra os EUA atacamos o garrafão, ponto forte dos Norte-Americanos, e creio que se talvez se atacássemos o perímetro e defendêssemos o garrafão (uma previsão fácil de se fazer à época, uma vez que só jogavam com a mesma estratégia), possivelmente teríamos sido mais competitivos.


Como bem citou a temporada 48, foi uma geração que eu iniciei o trabalho na temporada 45. Tanto nela quanto na 47, tive a preocupação nos scouts e preparação de treinamento de cada jogador a possibilidade de variabilidade de táticas de jogo. Não acho que sermos referência em garrafão ou perímetro vai nos trazer sucesso constante, uma, pela própria questão de jogadores limitados e clubes também. A partir do momento que focamos em um lado da quadra apenas, reduzimos muito a quantidade de jogadores a nível de seleção. E eu fiz isso justamente indo ativamente atrás de cada clube que poderia treinar, mostrei os prós e contras, e eles toparam. É uma via de mão dupla, todos saem ganhando.

2 - Com toda certeza o recrutamento, com uma chamada mais robusta e com informações relevantes em pelo menos 2 línguas. O BB é um jogo mundial, e não são todos técnicos brasileiros que gostam de treinar, e por vezes não é draftado um jogador para a posição em que está treinando, e mesmo com o potencial bom, essas joias saem dos times brasileiros e ficam com os estrangeiros que podem até dar um bom treino pros nossos prodígios, mas deixam de nos manter cientes por não identificarem uma forma eficiente de se comunicar conosco.


É bem complicado quando um jogador brasileiro vai pro exterior. A motivação deles de treinamento é muito menor, principalmente pelo fato de que eles não querem gerar concorrência pra suas seleções e boa parte treina conforme seus costumes e acaba não encaixando nos projetos da seleção, até mesmo porque eles só querem aumentar TSP, pra aumentar salário e fazer grana. Claro que há poucos casos de sucesso de treino. Lógico que podemos ter uma chamada em outra língua, mas efetivamente isso não trás resultados significantes. Vira e mexe temos movimentações entre os times para não deixar um jogador de bom potencial e prodígio vá para times do exterior. Então, o ideal a se fazer mesmo é focar com o que temos, não dependendo de terceiros. Se eles estiverem dispostos a ajudar, excelente, senão, fizemos o dever de casa.

3 - A forma mais eficiente seria a participação da U-21 dentro dos fóruns da liga, com uma informativo sobre treinamentos e sua importância, não só para a U-21, mas para os times que desejam crescer e se destacar no jogo. [...]

Ter um manual de treino é até legal, mas isso pode acabar estragando o desenvolvimento do jogador. Se formos colocar detalhadamente cada um dos treinos possíveis, conforme cada tipo de skill, não daria para preencher a totalidade. Por exemplo, num treino para AP, não adianta dizer que o treino ideal é treinar Passe, Defesa Perímetro e Controle de Bola se ele já tem a skill controle de bola maior que a skill de passe. Em "TESE", o AP é quem arma as jogadas, se ele tiver um passe menor que o controle de bola, ele não vai servir pra posição, e provavelmente seja melhor adaptá-lo para AA ou ALA. Por mais que possamos dar um norte, é preciso ter uma visão detalhada de cada caso personalizado

This Post:
00
310628.10 in reply to 310628.6
Date: 06/30/2021 07:47:55
Overall Posts Rated:
103103
1 - Acredito que com as mudanças recentes no BB o treinamento possa ter sofrido algumas variações, mas pouco comprometedoras ou beneficiadoras, o que se deve ter é constância e muita paciência, além de um bom treinador, é claro

Ter ou não um salário baixo acho que já é passado. Tenho jogadores com TSP acima de 120 e que tem salário de 53k. Outro com o mesmo TSP com salário de 40k Salário assusta, mas não significa qualidade. Discordo um pouco quando diz que treinar errado é melhor do que não treinar. Um treino errado de 4 temporadas pode fazer o usuário desanimar do jogo, "todo esse tempo pra nada". Gastou com treinador, treinador de jovens, tempo pra ter um jogador que não serve nem pro time dele, nem pra seleção e, se der sorte, vai conseguir vender por um preço bem diferente do imaginado. Com a entrada do treinador de jovens e das melhorias de ginásio, é MUITO significativo a evolução benéfica para os jogadores. Com treinador nível 4 e de jovens nível 5, um cara de 18 anos pode popar em média 10 vezes, sendo que antes só um treinador 4 dava metade.

2 - O primeiro ponto é alterar nossa mensagem de alerta, precisamos de um texto mais robusto e conciso e em duas línguas pelo menos, tendo em vista principalmente a questão abordada da dupla nacionalidade proveniente da Utopia, e também, embora façamos o acompanhamento dos recém draftados, em algum momento um player que não era considerado prodígio, pode ter sido vendido para um estrangeiro que deu o treinamento necessário e esse passa a ser importante para a seleção, mas o técnico não entra em contato por não ver um meio eficiente de se comunicar.

Quando fui técnico, na temporada seguinte eu sempre fazia o filtro de novo, via se tinha algum que antes não entrava mas agora entra e colocava no acompanhamento. Sempre tentei ser ativo e ágil para não permitir que jogadores que podem ser um bom prospecto seja demitido ou vendido para alguém que não vai treinar. E isso não é tão simples, é muito trabalho manual.

Acho que o draft deixou de ser só sorte quando habilitou as opções de ver as skills e ainda você pode calcular em que posição vai ficar.

Então seja bem vindo, vou precisar de toda ajuda possível para conseguir implementar o projeto que mencionei na proposta! Não só fazendo sua parte treinando mas ajudando a motivas outros times.

This Post:
00
310628.11 in reply to 310628.2
Date: 06/30/2021 12:43:30
Buffalo Braves
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
9393
Second Team:
Idaho State
Perguntas a todos os candidatos:

1- Como será o acompanhamento dos jogadores? Haverá scout/tutoria por posição? Haverá uma base de dados para verificar o progresso dos trainees e levar em conta para programar seu treinamento?

2- Como será a comunicação nos fóruns quando a temporada efetivamente começar? Haverá anúncios com a expectativa para os torneios a serem disputados? Comentários das partidas?


Jogue Limpo.